Fertilização in Vitro: passo a passo

A Fertilização In Vitro é um dos principais tratamentos de reprodução assistida, recomendado sobretudo para os casais que já tentaram outros procedimentos, mas não obtiveram sucesso.

Você sabe como a FIV funciona? Confira as etapas:

I. Estimulo
Consiste em estimular a ovulação da mulher para produzir maior número de óvulos. A paciente toma injeções de hormônios que duram de 9 a 12 dias. Durante esse período, a ovulação é acompanhada por meio do ultrassom.

II. Coleta dos gametas

Para coletar os gametas femininos, a paciente é sedada, evitando dores e desconfortos. Todo o procedimento é acompanhado por um aparelho de ultrassom. É introduzida uma agulha no canal vaginal, que suga os óvulos para um tubo de ensaio.
Já a coleta dos gametas masculinos, se dá por meio da masturbação, que precisa acontecer no mesmo dia de coleta dos óvulos.

III. No laboratório
A terceira etapa acontece no laboratório e pode ser feita de duas maneiras:
– FIV convencional: são deixados espermatozoides junto dos óvulos para que ocorra a fertilização.
– ICSI: o embriologista “escolhe” um espermatozoide com as melhores condições e o injeta no óvulo com uma agulha.

IV. Transferência dos embriões
Após a fecundação, espera-se até cinco dias para que os embriões se desenvolvam. Em seguida, eles são transferidos para o útero. O processo é feito por ultrassom abdominal, de forma indolor.

V. Primeira fase da gestação
Espera-se 11 dias para realizamos o primeiro teste de gravidez. Caso dê positivo, repete-se o teste depois de dois ou três dias para confirmar a gestação.

Passada essas etapas, a futura mamãe poderá curtir a gravidez tão esperada!

converse conosco

Nome*

E-mail*

Cidade*

Telefone*

Assunto*

Mensagem

Santa Fértil

Responsável Técnico

DR Ricardo Leão Parreiras - CRM 41.607

Contatos

Telefone: (31) 3487-6363

WhatsApp: +55 (31) 98468-3749

Endereço

Rua Pouso Alegre, 2.111

Bairro Horto - Belo Horizonte

© 2018 | Santa Fértil. Todos os direitos reservados.

O conteúdo deste site tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.