Estresse e infertilidade

O estresse e sua relação com a infertilidade têm sido cada vez mais discutidos.

Em mulheres, tem ligação com taxas hormonais que podem afetar funções ovarianas. Podem ocorrer alterações no ciclo menstrual e até pararem de menstruar. Além disso, o hipotálamo – região do cérebro que coordena os processos metabólicos e outras funções autônomas – regula atividades neuronais ligadas tanto ao estresse quanto às atividades sexuais, o que pode fazer com que os efeitos no organismo estejam relacionados.

Em homens, a ansiedade pode resultar em falta de libido e de ereção. Pode também causar redução da quantidade de esperma e de volume do sêmen.

Lidar com a dificuldade de engravidar pode ser uma tarefa bastante difícil. O indicado é que, durante o tratamento de RA o casal também faça um acompanhamento psicológico.

converse conosco

Nome*

E-mail*

Cidade*

Telefone*

Assunto*

Mensagem

Santa Fértil

Responsável Técnico

DR Ricardo Leão Parreiras - CRM 41.607

Contatos

Telefone: (31) 3487-6363

WhatsApp: +55 (31) 98468-3749

Endereço

Rua Pouso Alegre, 2.111

Bairro Horto - Belo Horizonte

© 2018 | Santa Fértil. Todos os direitos reservados.

O conteúdo deste site tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.