BLOG

GRAVIDEZ COM APENAS UMA TROMPA: É POSSÍVEL?

GRAVIDEZ COM APENAS UMA TROMPA: É POSSÍVEL?

Os problemas de ovulação são responsáveis por boa parte das causas de infertilidade entre as mulheres. No entanto, também existe um outro problema, pouco conhecido, mas  que é uma das causas mais frequentes de dificuldade para engravidar entre as mulheres: as alterações nas trompas.

As trompas possuem um importante papel na fertilidade da mulher. Para exemplificar melhor, é preciso entender que as trompas de Falópio, também chamadas de tubas uterinas, são as responsáveis pelo transporte dos óvulos do ovário para a cavidade uterina e, também, são a passagem dos espermatozoides até o óvulo, para que aconteça a
fecundação.

As causas mais comuns que provocam a perda de uma das trompas são: endometriose, obstrução, gravidez ectópica.
Mas, após este diagnóstico fica a dúvida: é possível engravidar com apenas uma trompa?

Gravidez com apenas uma trompa

A boa notícia é que sim. Uma mulher com apenas uma trompa ainda pode ser mãe. Porém, existem algumas complicações. Nestes casos, um exame chamado histerossalpingografia poderá ajudar a identificar possíveis obstruções ou anomalias nas trompas.

Um diagnóstico médico é fundamental nestes casos, pois irá orientar a mulher a seguir um planejamento para engravidar. Há ainda a possibilidade de ser mãe de forma natural, a partir de uma cirurgia para tentativa de desobstrução das trompas.

Como aumentar as chances de engravidar com uma trompa?

Se a mulher ainda possui pelo menos uma trompa em boas condições e óvulos que ficam maduros, ainda pode haver boas chances de engravidar. Nestes casos, é fundamental o acompanhamento com o médico, que irá monitorar a ovulação mês a mês por meio de exames de imagem.

Assim, a relação sexual deve acontecer no mês em que a trompa saudável liberar o óvulo. Simultaneamente, também pode ser feita a indução da ovulação, por meio de medicamentos. Isso permite que mais óvulos sejam liberados pelo ovário saudável, aumentando as chances de concepção natural.

Entre em contato (31) 3487-6363 Segunda a Sexta: 08hs às 18hs
marque sua consulta via whatsapp (31) 98468-3749 Segunda a Sexta: 08hs às 18hs
ONDE ESTAMOS Avenida do Contorno, 4.461,
Funcionários - Belo Horizonte.