BLOG

OBSTRUÇÃO NAS TROMPAS: COMO ENGRAVIDAR?

OBSTRUÇÃO NAS TROMPAS: COMO ENGRAVIDAR?

As tubas uterinas têm um papel crucial na reprodução humana, pois são responsáveis por abrigar os óvulos, sendo ainda o local onde acontece o encontro deles com o espermatozoide. Entretanto, algumas mulheres sofrem com a obstrução destes canais, seja porque tiveram compressão por miomas, endometriose, cirurgias na região abdominal ou infecções causadas por doenças sexualmente transmissíveis. E a notícia que mais gera desconforto pela obstrução é a da infertilidade.

Como descobrir a obstrução nas trompas?

A principal forma de detectar a obstrução nas trompas é por meio da consulta com o ginecologista e da realização da histerossalpingografia. Esse exame, semelhante à uma radiografia, consegue detectar a presença de inflamações ou doenças nas tubas uterinas, revelando obstruções e distúrbios nestas cavidades.

Outra forma de diagnosticar a obstrução das trompas é com a realização da laparoscopia. Com esse procedimento, o médico consegue ver as trompas por meio de um pequeno corte que é feito na barriga, identificando inflamações e obstruções.

Como tratar a obstrução nas trompas?

Após descoberta, a obstrução nas trompas pode ser tratada por meio de cirurgia. Ela é realizada a fim de remover a parte danificada ou, até mesmo, retirar o tecido que bloqueia a trompa, permitindo assim a passagem do espermatozoide e a concepção natural. Mas e quando a cirurgia não é o caminho mais indicado para a mulher, o que fazer para engravidar?

É possível ser mãe com as trompas obstruídas?

Quando a obstrução não pode ser resolvida por meio de cirurgia, a mulher pode usar alternativas para engravidar, como a Fertilização in Vitro (FIV). Com essa técnica os óvulos e os espermatozoides são extraídos e a fecundação acontece artificialmente, em laboratório

Antes de qualquer decisão, é importante ter um acompanhamento médico de qualidade e acreditar que o sonho da maternidade pode ser realizado.

Entre em contato (31) 3487-6363 Segunda a Sexta: 08hs às 18hs
marque sua consulta via whatsapp (31) 98468-3749 Segunda a Sexta: 08hs às 18hs
ONDE ESTAMOS Avenida do Contorno, 4.461,
Funcionários - Belo Horizonte.