BLOG

 Como é feita a inseminação intrauterina?

 Como é feita a inseminação intrauterina?

Mais conhecida como inseminação artificial, a inseminação intrauterina é um tratamento de reprodução humana no qual os espermatozoides são diretamente depositados dentro do útero, usando um cateter. O objetivo é possibilitar que os espermatozoides cheguem com facilidade até as tubas uterinas e encontrem o óvulo.

A inseminação intrauterina pode ser homóloga, quando utiliza o sêmen do próprio parceiro ou heteróloga, quando o sêmen utilizado para fertilização é de um banco de doadores anônimos. Essa segunda opção é muito utilizada também por casais homoafetivos do sexo feminino e por mulheres que desejam uma gravidez independente.

Este é um tratamento intermediário em reprodução humana, sendo menos invasivo. A inseminação intrauterina é indicada, principalmente, para mulheres diagnosticadas com endometriose leve, ou que apresentem problemas no colo uterino que não permitem a progressão natural dos espermatozoides dentro do organismo feminino.

Quando o parceiro apresenta disfunção ejaculatória, alterações no sêmen (como espermatozoides lentos e pouco móveis), ou histórico de doença genética grave que pode afetar a criança, a indicação é que se recorra ao banco de gametas e a inseminação intrauterina seja realizada com sêmen doado.

Mas como é feita a inseminação artificial? Após o casal passar por uma completa avaliação clínica, é realizada a indução da ovulação. A mulher toma uma medicação para conseguir uma ovulação múltipla. Essa é uma etapa crucial. Depois, o sêmen do parceiro é coletado. Os melhores espermatozoides são selecionados e o sêmen beneficiado é injetado no interior do útero da mulher.

A inseminação intrauterina não necessita de internação ou preparo especial. O sêmen deve ser colhido por automanipulação (masturbação) e depois preparado em laboratório. Mas é importante que haja uma abstinência sexual entre 2 e 5 dias antes de realizar a inseminação.

A mulher deve ficar em repouso por alguns minutos e depois já pode retomar as suas atividades diárias. Após 15 dias, caso não ocorra menstruação, um teste de gravidez pode ser realizado.

Entre em contato (31) 3487-6363 Segunda a Sexta: 08hs às 18hs
marque sua consulta via whatsapp (31) 98468-3749 Segunda a Sexta: 08hs às 18hs
ONDE ESTAMOS Avenida do Contorno, 4.461,
Funcionários - Belo Horizonte.