TRATAMENTOS

Gravidez em Casal Homoafetivo

Mais conteúdo
Gravidez em Casal Homoafetivo

É cada vez mais frequente que casais homoafetivos gerem filhos. Em muitos casos, a reprodução pode ser realizada sem grandes burocracias, isto é, sem necessidade de que sejam legalmente casados. Basta que estejam em união estável atestada.

Os casais homoafetivos femininos podem atingir a gravidez por meio das técnicas: fertilização in vitro (FIV) ou inseminação intrauterina. Utilizando a inseminação intrauterina, haverá a participação de apenas uma das parceiras. Essa será estimulada e inseminada com sêmen de um doador anônimo. No caso da FIV, pode-se estimular, recolher os óvulos de uma das parceiras e, então, a cônjuge gerar a gravidez. Esse é o método preferido por casais do sexo feminino, porque ele estabelece um vínculo de maternidade muito maior entre o casal. Entretanto, nesse caso a união estável deverá ser registrada em cartório, para não se configurar doação de gametas sem anonimato.

Os casais masculinos precisam recorrer ao método de “útero de substituição” (também chamado de “barriga solidária”) e de óvulos doados anonimamente e, por fim, somente poderão recorrer ao método de FIV. Os gametas femininos, frutos de doação, serão fertilizados com os espermatozoides de um dos parceiros. Depois, a transferência dos embriões será realizada o útero de uma mulher voluntária. Observa-se que a mulher que cederá o útero deverá ser parente de até 4º grau de um dos cônjuges. Caso contrário, uma solicitação deverá ser realizada junto ao Conselho Regional de Medicina.

Entre em contato (31) 3487-6363 Segunda a Sexta: 08hs às 18hs
marque sua consulta via whatsapp (31) 98468-3749 Segunda a Sexta: 08hs às 18hs
ONDE ESTAMOS Rua Pouso Alegre, 2.111 - Horto
Belo Horizonte