BLOG

QUAL A RELAÇÃO ENTRE A TIREOIDE E A INFERTILIDADE FEMININA?

QUAL A RELAÇÃO ENTRE A TIREOIDE E A INFERTILIDADE FEMININA?

A tireoide é uma glândula que está localizada na base do pescoço e tem a função de produzir hormônios relacionados ao metabolismo. Além disso, essa tão importante glândula pode interferir na fisiologia reprodutiva, sobretudo das mulheres, o que pode reduzir as chances de gravidez e afetar a gestação e o parto.

As disfunções da tireoide são muito comuns na população em geral, podendo ser classificadas como hipertireoidismo (quando ela passa a produzir os seus hormônios em excesso) ou hipotireoidismo (quando não produz a quantidade suficiente de hormônios).

Nas duas situações, a saúde reprodutiva pode ser prejudicada, já que para ocorrer a gravidez, os hormônios devem atuar em equilíbrio. No entanto, é importante ter ciência de que esse não é um prognóstico definitivo de infertilidade! Uma vez tratada a tireoide, a fertilidade pode se restabelecer normalmente.

Como a tireoide influencia a fertilidade?

Os hormônios tireoidianos interagem com os hormônios da hipófise e estimulam a ovulação, por isso, acabam exercendo efeitos importantes na função dos ovários e, consequentemente, nas chances de gravidez. Como a tireoide está diretamente relacionada com a fertilidade feminina, podem ocorrer anormalidades que interfiram na saúde reprodutiva da mulher, resultando em menores taxas de concepção.

Nos casos de hipertireoidismo, os problemas para engravidar surgem associados a irregularidade menstrual e dificuldade de ovulação. Isso acontece, porque a tireoide hiperativa aumenta o metabolismo, fazendo com que todos os processos no corpo ocorram de forma muito rápida.

Já no hipotireoidismo, a fertilidade pode ser afetada pela falta do hormônio T4, que favorece a liberação de óvulos maduros. Durante a gravidez, o hipotireoidismo também pode trazer problemas, como o descolamento da placenta ou falhas no desenvolvimento cognitivo do feto.

Quando procurar ajuda?

Caso você já saiba que possui alguma disfunção na tireoide e está tentando engravidar, é importante procurar um médico para acompanhar o seu caso e ajustar as doses da sua medicação. Na maioria das vezes, os problemas na tireoide podem ser tratados, possibilitando uma gestação tranquila.

Outra questão importante a ser ressaltada, é que os homens também podem apresentar disfunções na tireoide, sofrendo uma diminuição no número de espermatozoides produzidos ou ocorrendo, até mesmo, disfunção erétil.

Por isso, a avaliação detalhada de um médico é essencial para detectar o diagnóstico da infertilidade. Após o rastreamento das possíveis causas, o especialista poderá indicar o melhor tratamento a ser realizado de forma personalizada para a gravidez acontecer de forma saudável.

Entre em contato (31) 3487-6363 Segunda a Sexta: 08hs às 18hs
marque sua consulta via whatsapp (31) 98468-3749 Segunda a Sexta: 08hs às 18hs
ONDE ESTAMOS Rua Pouso Alegre, 2.111 - Horto
Belo Horizonte