BLOG

AMAMENTAÇÃO: TUDO QUE A MÃE PRECISA SABER

AMAMENTAÇÃO: TUDO QUE A MÃE PRECISA SABER

A ligação entre a mãe e o bebê se fortalece muito durante a amamentação. Esse é um momento importante para o desenvolvimento saudável do recém-nascido, e para a ligação emocional da mulher com o filho que acabou de nascer.

Apesar de ser algo tão bonito e parecer natural, a amamentação exige conhecimento e apoio. Muitas mães apresentam dificuldades no aleitamento materno e, por isso, a prática precisa sempre ser orientada e bem divulgada. O suporte e envolvimento da família também é fundamental para que a mãe consiga amamentar o bebê.

Segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno deve ser praticado até os 2 anos de idade, sendo o único alimento do bebê  até os 6 meses. Por isso, é essencial conhecer alguns cuidados para tornar esse período mais confortável e prazeroso.

Mamilos doloridos: como resolver esse problema?

É muito comum as mães se queixarem de dor nos mamilos nos primeiros meses da amamentação. Isso acontece devido a sensibilidade natural que a gestação proporciona nas mamas e pela sucção constante. Um recém-nascido mama, em média, 10 a 13 vezes por dia.

Para evitar ou melhorar esse desconforto, a mão precisa manter a mama sempre hidratada. Existem produtos específicos para serem usados no pós-parto e que não fazem mal ao bebê.

A mulher pode também hidratar com o próprio leite, fazendo leves massagens nos mamilos. O leite materno ajuda a curar pequenas lesões que podem ocorrer durante a amamentação. Outra dica importante é tomar sol nas mamas, antes das 10h e após às 16h, para fortalecer a pele.

Como promover a pega correta do bebê?

A “pega correta” do bebê nas mamas é crucial para a sucção proveitosa do leite e para uma experiência mais tranquila da amamentação, evitando dores e lesões nas mamas.

Para garantir que o bebê posicione a boca corretamente no seio, algumas dicas são importantes:

  • Segure o bebê em um dos braços e use o outro para conduzir o bebê até a mama;
  • Certifique que o corpo e a cabeça do bebê estejam alinhados, evitando que a criança tenha que virar a cabeça para alcançar a mama;
  • Passe o bico do peito nos lábios do bebê para estimular a abertura da boca;
  • Confira se o bebê está abocanhando a auréola do peito e não o mamilo.

Durante a amamentação, podem ocorrer algumas complicações e doenças nas mamas, como mastite. Qualquer tipo de lesão ou dores mais agudas, a mãe deve entrar em contato com o médico ou um consultor de aleitamento.

O importante é garantir que o bebê tenha a alimentação essencial do leite materno e que seja uma experiência prazerosa também para a mãe.

Entre em contato (31) 3487-6363 Segunda a Sexta: 08hs às 18hs
marque sua consulta via whatsapp (31) 98468-3749 Segunda a Sexta: 08hs às 18hs
ONDE ESTAMOS Rua Pouso Alegre, 2.111 - Horto
Belo Horizonte